ESTATISTICAS

SONDAGENS SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

De acordo com uma sondagem Eurobarómetro, recentemente levada a cabo pela Comissão Europeia, os cidadãos portugueses consideram que o maior problema do mundo é o da pobreza, fome e falta de água potável (37%), seguido das alterações climáticas (19%) e da situação económica (17%).

Somando as preocupações dos portugueses com as dos restantes países da União Europeia, a tendência é quase a mesma. O problema das alterações ao clima ocupa o segundo lugar (23%), e o da pobreza, fome e falta de água potável ocupa o primeiro lugar (27%).

Os portugueses acham que a responsabilidade pelo combate às alterações climáticas pertence, sobretudo, aos governos nacionais (60%), à União Europeia (56%), às empresas e indústrias (55%), à Administração regional e local (49%), às associações ambientalistas (33%) e, somente em sexto lugar, às pessoas individualmente (31%).

No entanto, somando todos os países, oito em dez europeus consideram que as alterações ao clima são um problema muito sério e a responsabilidade por combater essas alterações pertence aos governos nacionais (55%), às empresas e indústrias (51%), à União Europeia (49%) e, em quarto lugar, às pessoas individualmente (36%).

Quando questionados sobre as medidas que tomam individualmente, para combater as alterações climáticas, 76% dos portugueses responderam tentar reduzir os resíduos e separar para reciclagem, 53% dos portugueses disseram tentar reduzir o consumo de artigos descartáveis, como os sacos de plástico do mercado, e 42% diz ter em conta o menor consumo de energia na compra de um novo eletrodoméstico.

À exceção dos cidadãos da Letónia e da Bulgária, onde a medida mais comum é ter em conta o menor consumo de energia na compra de um novo eletrodoméstico, e da Roménia, onde a medida mais comum é tentar reduzir o consumo de artigos descartáveis, os cidadãos dos restantes países da União Europeia seguem a tendência portuguesa, de considerar a medida mais comum reduzir os resíduos e separar para reciclagem.

Em suma, a preocupação dos cidadãos sobre as alterações climáticas tem crescido gradualmente e a grande maioria já tomou, pelo menos, uma medida, individualmente, para combater as alterações climáticas, sendo certo que, o pódio das medidas tomadas pertence à matéria de resíduos