Agenda Europeia

  • 12/07/2019

APOGER ONLINE

12/07/2019

Agenda Europeia

PRINCIPAIS TÓPICOS PARA A PRÓXIMA QUINZENA

  • Quinta e sexta-feira, 11 e 12 de julho – Reunião Informal dos Ministros do Ambiente
  • Segunda-feira, 15 de julho – Conselho dos Negócios Estrangeiros
  • Segunda-feira, 15 de julho – Conselho (Agricultura e Pescas)
  • Quinta-feira, 18 de julho – Conselho dos Assuntos Gerais: (Com interesse para a atividade de gestão de resíduos e reciclagem, o Conselho debaterá a execução da Agenda Estratégica 2019-2024.)

Quinta e sexta-feira, 11 e 12 de julho – Reunião Informal dos Ministros do Ambiente

A Reunião Informal de Ministros do Ambiente explorou três temas: economia circular, biodiversidade e alterações climáticas. De facto, a economia circular pode fornecer ferramentas para a resolução da atual crise da sustentabilidade.

Quinta-feira, 11 de julho, foi dedicada às crescentes ambições para travar as alterações climáticas, através da estratégia climática de longo prazo da EU, e aos objetivos para deter a perda de biodiversidade após 2020.

Sexta-feira, 12 de julho, foi dedicada à economia circular, nomeadamente, o potencial da economia circular para resolver os problemas relacionados com as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, bem como, os próximos passos de uma economia circular 2.0 da UE.

Os objetivos da economia circular 2.0 serão o de estender as ações de economia circular a todos os setores de atividade; o de aproveitar a digitalização e a política do produto para promover a economia circular; o de clarificar as conexões entre a legislação sobre produtos e resíduos da UE; e o de eliminar os obstáculos existentes à economia circular.

Os Ministros reconhecem que ainda há muito a fazer na implementação da legislação revista em matéria de resíduos, no desenvolvimento dos mercados de matérias-primas secundárias e em ações relacionadas com os produtos químicos, o ambiente não tóxico, a eco-inovação e o rótulo ecológico, as matérias-primas críticas e os fertilizantes.

DEIXAR COMENTÁRIO