APOGER NOTÍCIAS

NOTÍCIA PREMIUM APOGER

A ECONOMIA EUROPEIA, AFINAL, MANTÉM-SE MUITO LINEAR

A Europa assume-se, no Pacto Verde Europeu (European Green Deal), como o motor da descarbonização e da economia circular. Pretende evitar a exportação dos seus resíduos para países terceiros tendo, no topo da lista das suas prioridades, a revisão da legislação que tutela o Movimento Transfronteiriço de Resíduos.

Quaisquer restrições, ou aumento de burocracia, para impedir a exportação de resíduos não processados para países terceiros pode pôr em causa a economia circular e a sobrevivência dos recicladores europeus, na medida em que o consumo de matérias primas secundárias, na Europa, é de apenas 12%. Por outro lado, não existindo ainda uma grande diferenciação, em termos burocráticos, nos procedimentos de exportação de resíduos e de matérias-primas secundárias, os custos administrativos associados a cada uma destas situações mantêm-se equiparados.

Procedimentos uniformes em todos os estados membros e a criação de um mercado marcadamente diferenciado e controlado das matérias-primas secundárias, com a redução dos custos burocráticos associados, permitiria colocar os preços das matérias-primas secundárias, e a sua qualidade, em forte competição com as matérias-primas fósseis, estimulando o seu consumo.

De facto, um consumo de 12% de matérias-primas secundárias na economia europeia, mantém a Europa num baixíssimo patamar da descarbonização e da economia circular. Afinal, a economia europeia mantém-se muito linear. Serão o atingimento das metas de descarbonização e de reciclagem possíveis para os prazos impostos?

Como podem sobreviver e serem incentivados novos investimentos na reciclagem com este panorama?

A APOGER vai levar a efeito uma formação sobre o “Regulamento Delegado (UE) 2020/2174 da Comissão, de 19 de outubro de 2020”, que altera os Anexos I-C, III, III-A, IV, V, VII e VIII do Regulamento (CE) 1013/2006, relativo ao movimento transfronteiriço de resíduos.

Esteja atento às comunicações do nosso email: assessoria@apoger.com.

Até breve!

336 visualizações

Publicada em:

Download| PDF